CECÍLIA MEIRELES LIDA ATRAVÉS DE HYPERBASE
- Rosiane Xypas

- 31 de dez. de 2009
- 2 min de leitura
INTRODUÇÃO
Cecília Meireles (Rio de Janeiro 1901-1964) é uma poetisa célebre no Brasil. Por um lado, ela se encontra nos principais manuais de literatura brasileira, sobretudo nos livros de Alfredo Bosi (41° reedição em 1994); no de Maussaud Moisés (3ª edição em 1995)2. Por outro, numerosos trabalhos universitários lhe foram consagrados. Em 2001, Domingues de Oliveira, em seu Estudo Crítico da Bibliografia sobre Cecília Meireles, apresentam mais de 600 artigos, monografias e teses.3 Mesmo que o reconhecimento de Cecília Meireles venha de sua poesia, ela é uma escritora eclética. Sua obra completa é composta de aproximadamente uns quarenta livros escritos em vários gêneros literários: poesia, inúmeras crônicas, ensaios e até peça de teatro. Este capítulo é fruto de nosso trabalho de tese onde construímos duas bases de dados, à saber : a primeira nomeada PROPOESIA4 e a segunda base, nomeada MEIRELES, que fora composta apenas de sua obra poética. Esta base de dados, porém apresenta 201 750 ocorrências por 18 429 vocábulos. Ela foi composta por vinte e oito livros de poesia, reeditados no centenário de seu nascimento em dois grandes volumes totalizando mais de duas mil páginas5.
O presente capítulo apresentará uma análise lexical da obra poética de Cecília Meireles com a ajuda do programa Hyperbase concebido pelo Professor Etienne Brunet, onde usamos a versão 2007.6 Hyperbase é um programa destinado à criação e à exploração de bases hipertextuais. O corpus MEIRELES apresenta uma extensão suficiente para a realização de um estudo quantitativo (201 750 ocorrências por 18 429 vocábulos).
Nós pensamos que uma análise quantitativa do léxico de uma obra poética poderá facilitar uma leitura detalhada da obra. De fato, nós esperamos desvendar novas pistas de pesquisas sobre a obra poética de Cecília Meireles empregando esta metodologia. Além do mais, que este estudo de estatística lexical é o primeiro a ser feito sobre a obra de nossa poetisa.
Nós escolhemos neste capítulo de apresentar apenas uma parte do estudo realizado sobre o vocabulário da poesia de Cecília surgido de nosso trabalho de tese. Dito em outras palavras, aqui só apresentaremos, na verdade os resultados do estudo feito sobre a estrutura de seu vocabulário poético: a extensão do vocabulário medido pelo número de ocorrências e de vocábulos de cada livro poético; a sua riqueza lexical apresentando formas diferentes de cada livro estudado; o hapax que indica as formas que só aparecem uma vez em toda a sua obra, e por fim, as alianças e as oposições entre os vocábulos dos vinte e oito livros de poesia aqui estudados através das representações gráficas da análise de correspondências e da análise em árvore, onde estudaremos as distâncias lexicais existentes nos vocábulos em relação aos segmentos dos textos.
Comentários