top of page

CONVERSAS COM PROFESSORES (2022)

  • Foto do escritor: Rosiane Xypas
    Rosiane Xypas
  • 29 de jun. de 2022
  • 1 min de leitura

O que compreende por linguagem? Qual a concepção de linguagem que pauta a sua e a prática dos seus orientandos no PROFLETRAS?


Na definição do Novo Aulete dicionário contemporâneo da Língua Portuguesa, Lexicon (2011), a linguagem pode ser linguagem afetiva, artificial, auditiva, corporal, de máquina, de programação, de programação de alto, de baixo nível, falada, familiar, figurada, gestual, infantil, lúdica, natural, linguagem orientada a objetos, linguagem-fonte e linguagem-objeto. Essas definições apresentam um pouco a amplitude concreta do que está em torno deste termo. Pode-se ler ainda neste dicionário, que a linguagem é qualquer sistema de sinais, ou signos, através dos quais dois seres se comunicam entre si para transmitir e receber informações, avisos, expressões de emoção ou sentimento etc.

Desse modo, pode-se entender que a linguagem tenta traduzir gestos, vozes, sons e sentimentos, favorece a interação entre seres vivos e às vezes consegue. Mas, a concretização da linguagem “é a construção de comunidades, culturas e sociedades” como afirma Everett (2019, p. 32). Entendemos que a linguagem também permeia representações daquilo que o ser humano faz da vida, do mundo e de seus mistérios. A linguagem é diversa, una e múltipla. Ela se encontra

em toda parte e está fora e dentro dos seres vivos trasmutada em linguagem da rosa, linguagem do corpo humano, linguagem do ar, linguagem gráfica, linguagem físico-quântica. Pode-se chamar de linguagem, os rituais fúnebres; a linguagem da poesia trasmutada em denunciação e especulação. E a linguagem da prosa, de risos e lágrimas, a teatral, a prosódica, a lexical, morfológica entre outras.

[...]





 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
CARTOGRAFIAS DO ENSINO (2025)

As vozes originárias que ecoam da floresta para a sala de aula: As textualidades indígenas nos livros didáticos de língua portuguesa do...

 
 
 

Comentários


© Rosiane Xypas 2020. Criado por Jessyga Tavares. 

bottom of page